viernes, junio 02, 2006

Preocupación

Há quem esteja preocupado com a balada dos mascarados brasileiros, com o corte do Edmílson, se Nojento Ceni será mesmo o segundo goleiro do Brasil, já que está inscrito com a camisa 12... mas essa discussão toda fica para os 180 milhões, inclusive mulheres, viados e crianças, que nunca vêem futebol, mas agora torcem com fervor.

Ao que interessa: a Argentina deve estrear com a mesma formação que começou o amistoso contra a Angola em 30 de maio. Isso significa que Saviola e Crespo devem ser titulares do ataque mesmo, apesar de a imprensa local dizer que José Pekerman ainda está aberto a mudanças.

Os problemas: Crespo, mais uma vez, mostrou a falta de intimidade perene que tem com a bola para ser um artilheiro. Perdeu gols na cara do goleiro angolano em um simples amistoso. Imagine no Mundial, pressionado, quando for para valer.

Saviola, além de franzino, é irregular. Há quase um ano não marca pela Seleção (a última vez foi em 15 de junho de 2005); fez apenas nove gols em 31 jogos pela Albiceleste e marcou só 11 gols na última temporada pelo Sevilla, juntando Campeonato Espanhol e Copa da Uefa. É muito pouco.

Carlitos, que até outro dia era considerado titular, pode começar no banco. Aliás, estas indefinições mostram de novo que José não é o homem para comandar a equipe. Ele assumiu há quase dois anos, mudou o time de Marcelo Bielsa, realizou diversos testes e ainda não definiu os 11. Para dar um exemplo que todos conhecem: Parreira também fez testes, mas já há alguns meses todos sabem qual será o time brasileiro na estréia.

Além de indeciso, Pekerman revela-se um "patotero". Seu esquema tático é falho, além de sofrer alterações constantes. A opção por um falso 3-4-3 (ou 4-3-1-2) é complicada, já que não há um ala-direito de ofício. Por aquele setor veremos o zagueiro Burdisso ou o volante Maxi Rodríguez.

Outro grande problema: os machucados. Ayala volta de contusão, Mascherano também. Mas as atenções estão voltadas para Lionel Messi, a grande esperança da imprensa argentina. Sem jogar desde março, quando se lesionou pelo Barcelona, o pequeno Lio está treinando separado dos companheiros. Menos mal que entrou em campo contra o Sub-20 e a Angola e nada sentiu. Mas não tem ritmo para a estréia.

Mais um ponto preocupante é a tremedeira de Pato Abbondanzieri com a camisa da Seleção. Está longe de ser o goleiro seguro do Boca. Apenas para citar: no amistoso contra a Angola se enrolou com duas bolas recuadas. Fica indeciso quando precisa sair do gol. Um inexplicável caso de tremedeira aos 34 anos.

Poderia entrar na discussão dos 23 escolhidos, mas agora é tarde. D'Alessandro não está lá. Para mim, um grande erro.

Se realmente repetir o time que pegou a Angola e que está treinando em Nuremberg, Pekerman começa a Copa com: Abbondanzieri; Burdisso, Ayala e Heinze; Maxi Rodríguez, Mascherano, Cambiasso e Sorín; Riquelme, Saviola e Crespo.

Cadê Lucho González? Poderia ser o homem a cair pela direita no campo. Palacio, do Boca, está muito bem nos amistosos e nos treinos. Poderia roubar o lugar de Crespo. E Carlitos?

Com os que estão lá, meu time seria: Abbondanzieri (ou Leo Franco); Burdisso, Ayala e Milito; Lucho González, Mascherano, Riquelme e Sorín, Carlitos, Palacio e Messi (na estréia poderia se Saviola). Carlitos e Messi jogariam caindo pelos dois lados e se revezando na armação com Riquelme. Uma equipe mais rápida e mais habilidosa.

Boas opções para o meio são Maxi Rodriguez e Scaloni. Nada de Cambiasso, que ficou devendo no Real Madrid. Não levaria Aimar, que pipocou feio em 2002 e nunca comeu a bola em uma partida. E opção para a zaga seria Cufré. Nada de Heinze, para mim uma espécie de Roque Júnior da Argentina. Por quê? Grosso pra cacete, mas inexplicavelmente é (ou foi, no caso do brasileiro) titular da seleção de seu país e joga em time de ponta da Europa.

Mas enfim, agora são apenas lamentos. Resta torcer pelos escolhidos de Pekerman para disputar a Copa com o manto sagrado.

3 Comentarios:

Blogger db dijo...

foi difícil chegar até o final deste texto. até porque nao vou cair na sua provocaçaõ, argentino de merda!

8:26 p. m.  
Blogger FAFÁ dijo...

e o Batistuta, Rai e Sócrates? Não fazem mais parte do ataque? ou estão contundidos?

8:58 p. m.  
Anonymous Anónimo dijo...

Não li o texto até o final. Só vim dizer que a Argentina vai perder e nós vamos atrás de vc.

11:07 p. m.  

Publicar un comentario

Suscribirse a Comentarios de la entrada [Atom]

<< Página Principal