miércoles, abril 15, 2009

Feche a bíblia e vá ao cinema

Tem muito crente lendo o iG. É um absurdo. Vejo pelos comentários no outro blog, o Macho Alfa. Impressionante como a classe média brasileira está infestada de gente que só fala de Deus, Bíblia e os mandamentos e o cacete. Eu realmente aprendi a respeitar todas as religiões e escolhas ou quase todas. Não vou dizer que sou despido de preconceitos, mas melhorei.

Agora tenho que admitir uma coisa: acho que o mundo seria bem melhor se as pessoas fechassem bíblias e corões e fossem ao cinema. Dez anos de colégio católico me ajudaram a ver isso.

Este blablabla todo é apenas desculpa para copiar um texto que me mandaram e achei muito bom. Acreditem se quiser, é do Cocadaboa. Eu faço isso raramente, então vocês vão deixar, né?


Ateus, saiam do armário


Outro dia estava vendo aquele filme Milk, com o Sean Penn. Para quem não viu, resumo: é a sobre início do movimento pelos direitos homossexuais em São Fracisco nos anos 70. Matam o cara no final. E como é baseado em fatos reais você não pode reclamar de spoiler. É ignorância sua mesmo. Mesma coisa que reclamar da galera que ficava na porta do cinema avisando que o Titanic afundava no final.

Enfim, em dado momento no filme Milk os gays chegam a conclusão que quanto mais eles se escondem, pior isso é para o reconhecimento de seus direitos. Isso faz todo sentido. Escondidos eles alimentam os mitos de que são bichas promíscuas. Saindo do armário eles mostram que cidadãos normais são gays e o “monstro desconhecido” toma a cara daquele vizinho gente boa ou professor dedicado.

Olhando esta história pensei que a estratégia de “sair do armário” também seria muito útil para os ateus. Até porque se assumir ateu é bem parecido com se assumir homossexual.

Nos dois casos sua mãe vai morrer de desgosto, você elimina qualquer possibilidade de virar presidente e Deus vai te odiar. E nem me venham dizer que o FHC é ateu e virou presidente. O cara não saiu do armário, justamente com medo de perder. Meteram esse terror durante a campanha dele da mesma forma que perguntaram sobre a família do Kassab no ano passado.

Mas é sério, ateus do meu Brasil. Tá na hora de parar de se esconder nos porões. Somos muito mais do que estes 2% declarados em pesquisas. Só assim mostraremos para a sociedade que não somos queimadores de cruzes ou violadores de túmulos. Que na real somos “mó gente boa” e que até respeitamos a grande maioria dos mandamentos divinos (acho que respeito todos, menos o “amar a deus sobre todas as coisas”) porque eles fazem todo o sentido. E isso é bem mais digno do que respeitar algo por medo de ser impalado no inferno.

Vamos subir um pouco o nível dessas manifestações pelo ateísmo de raiz, pelo ateísmo moleque, aquele ateísmo bem jogado pela seleção da União Soviética na copa de 70. Se você se acha um ateu de respeito só porque come churrasco na sexta-feira santa, reveja seus preconceitos. Quem acha que desrespeitar a quaresma é sinal de subversão é tão desprezado pelos ateus de raiz quanto os homossexuais engajados desprezam os pais de família enrustidos que comem travecos só para achar que ali tem alguma coisa que “nem é tão errada assim”.

E sem esse papo de “sou agnóstico”, “acredito em uma força maior que rege o universo”… Na boa, o agnóstico nada mais é do que um gay ativo, que acha que só porque come e nunca dá, ainda tem um pingo de heterossexualidade para tirar onda. Não existe meio-viado, então não tem como aceitar um “meio-ateu”. E é isso que agnósticos são: meio-ateus. Força que rege o universo de cu é rola. Seja homem e assuma uma posição nessa história.

Coloque a mão na consciência e ouça os seus instintos. Você sabe que é ateu. Assuma. Isso está dentro de você desde sua infância, da mesma forma que preferir brincar de boneca em vez de jogar bola estava dentro daquele seu primo que virou gay. Se está inseguro, peça ajuda para primo gay. Ele tem experiência e saberá te dizer como lidar com preconceituosos que gostam de queimar bruxas.

Ps. E se você é religioso ou agnóstico e quer discutir isso, aqui não é o lugar. Não estou dizendo que ateísmo é melhor e que sua fé não vale nada. Estou só falando para os ateus não darem ouvidos a caras como vocês e perderem o medo do que as pessoas vão achar. E, na boa, não perca tempo discutindo religião com um ateu. Isso é a mesma coisa que discutir as melhores tonalidades de Wellaton com um careca.

4 Comentarios:

Anonymous db dijo...

pode discutir wellaton comigo, nao tem problema. sou um careca fora do armário. E de ponta-cabeça!

6:55 p. m.  
Blogger FAFÁ dijo...

realmente o texto é muito bom! o ser humano tem que parar de rotular os outros pela religião que professam, pela opção sexual, política e o escambal, se a gente aceitar o outro como o outro é já é um passinho pra este mundo ser um pouco melhor, com ou sem as bênçãos de Deus

6:48 p. m.  
Blogger http://foradacurva.zip.net/ dijo...

Política, religião, economia são formas de manipular as pessoas. O melhor Deus é aquele que todos nós deveríamos seguir: fazer o bem e não cuidar da vida de ninguém

9:33 p. m.  
Blogger Camila dijo...

Que assim seja!

4:54 p. m.  

Publicar un comentario

Suscribirse a Comentarios de la entrada [Atom]

<< Página Principal