jueves, septiembre 29, 2005

Dia de Fúria

A conta telefônica da minha casa veio R$ 585 no último mês. Só que quase R$ 500 foram gastos em ligações para celulares da região 013 (litoral paulista) em um prazo de cinco dias. Ninguém em casa ligou para tais números. Tudo bem que nenhum dos três tem tido muito senso ultimamente, mas há limites. Quem resolver comer caiçara aqui leva tiro.

No débito automático, a conta já havia sido paga. Liguei na Telefonica para reclamar na segunda-feira. Após explicar o que aconteceu, abriram um processo para "investigar" o que ocorreu. Anotei o número do protocolo. Dez dias para uma resposta. "Senhor, parte das ligações foram feitas usando a Embratel. O senhor tem que estar ligando lá." "Ligar lá? Mas a linha é da Telefonica. O problema é aí!" "Sim, senhor. Mas não podemos estar verificando uma cobrança feita por outra operadora." De saco cheio, desisti de discutir. Tá bom. Liguei na Embratel. Para meu espanto, o cara foi rápido e objetivo. "A empresa devolverá o dinheiro em cinco dias úteis. E vai analisar as ligações em um prazo de 90 dias. Se achar que a cobrança foi devida, entrará em contato para cobrar de novo." Espantoso. Ainda mais porque o cara nem falava no gerúndio...

Três dias depois, toca o telefone. "Senhor, aqui é da Telefonica. O senhor esteve abrindo um chamado, para que a empresa estivesse verificando sua linha, certo?" "Sim." "Então... foram verificadas todas as ligações feitas para celulares e não foi constatada nenhuma cobrança indevida." "Como não? Eu expliquei que são todas para a mesma região em um prazo de cinco dias e que ninguém aqui ligou para estes números. Se alguém mexeu no poste, clonou a linha, não sei, vocês precisam verificar." "Ah, aqui não explica isso. O chamado apenas pede que sejam verificadas as lligações para celulares. O senhor já esteve solicitando a presença de um técnico?" "Não." "Então eu vou estar solicitando para que o técnico vá até a sua rua e verifique a linha." "Por favor." "Tudo bem, então. A Telefonica agradece, tenha um bom dia."

Na mesma segunda-feira em que liguei para a empresa de telefonia fixa, peguei um carro reserva do seguro. Sete dias grátis até o pagamento da apólice (o carro foi roubado). Poderia ficar com o veículo até a outra segunda, mas a seguradora pagou o valor do carro antes do esperado (na quinta) e fui orientado pelo corretor a devolver o tal carro reserva. Afinal, não havia mais apólice e a seguradora poderia cobrar o aluguel depois.

Devolvi o carro no pátio da locadora, explicando o motivo para antecipar a entrega, e fui até o guichê (que fica do outro lado da avenida, dentro do aeroporto) resolver a burocracia da coisa. Lá, um casal não se entendia com a atendente, pois alguém fez uma reserva errada. Queriam uma Parati, mas a papelada dizia que seria uma Meriva, cujo aluguel é mais caro. Após esperar a anta do balcão resolver o problema daquele casal pela metade (eles saíram com o carro que não queriam, jurando cobrar a diferença da fulana que tinha feito a reserva errada), chegou a minha vez. Precisava da cópia do contrato que comprovava a devolução. Ela também ia cancelar uma pré-autorização de um débito no meu cartão de crédito, usado como caução (garantia para eles). Seria rápido. Eu já estava lá há mais de 20 minutos.

Então, ela me devolveu o contrato. E o que constava como data da entrega? 3 de outubro, segunda-feira, prazo em que eu teria de devolver o carro. Ou seja: era como se eu tivesse ficado com a porra do carro a semana inteira. Expliquei, de novo, que o devolvia porque o seguro já havia me dado o dinheiro. Não queria ser cobrado pelo aluguel depois. Ela jogou a culpa na anta que recebeu o veículo no pátio e fez uma outra notificação. "Já fechei o contrato. Depois alterarei. Pode ficar tranqüilo." O que deveria ter levado cinco minutos, demorou meia hora.

Tudo isso para dizer que este país não vai para frente porque está cheio de idiotas, gente despreparada e ladrões (os que governam, os que pagam salários, os que levam seu carro).

Dá vontade de ir embora para a Argentina vender "cubanitos" no farol. Porque, se pegar um taco de beisebol e sair quebrando tudo como o Michael Douglas, serei chamado de "indivíduo" por um analfabeto de farda e ainda terei de esperar para pagar a fiança na hora de ser solto, porque alguma anta vai trocar minha ficha com a de um estuprador nos arquivos.

2 Comentarios:

Anonymous Anónimo dijo...

Bom, acho que temos que começar as demissões pelos consultores de RH, que contratam esse tipo de gente, e também, que não lhe dão treinamento adequado. Ok, pelo salário oferecido, excesso de oferta de trabalhadores , etc, não podemos exigir muito. Mas, porra, ser que da, pelo amor de Deus, pra alguém olhar com os olhos do consumidor? Será que os grandes executivos, estrategistas, PCO´s da vida, nunca tiveram problemas com empresas??? Até que ponto cortes de custo para contratar gente deste nível, podem prejudicar o consumidor? Até quando nós ficaremos sujeitos a este tipo de tratamento???
Pelo amor de Deus, alguém da Telefonica ou da VIVO, me dêem um emprego no RH, eu só quero fazer uma fila e sair mandando nego embora, começando de cima pra baixo, lógico!!
Estou com problemas com a VIVO desde julho e ainda não consegui resolver!!!

5:51 p. m.  
Anonymous Anónimo dijo...

Acho que eu teria explodido na metade do seu percurso. Mas o que as férias não fazem por nós, né não?? (vc, no caso, pq as minhas estão beeeem longe)

2:12 p. m.  

Publicar un comentario

Suscribirse a Comentarios de la entrada [Atom]

<< Página Principal