jueves, septiembre 11, 2008

Tentativa de roubo

Era quinta-feira, saíamos de Lisboa. Pegamos o metro rumo à estação de comboio para conhecer o Algarve, no sul. Tínhamos que fazer uma baldeação. Descemos na estação, fomos ao sentido correto e sentamos, com os mochilões, à espera do trem.

Quando a carruagem chegou, a Patras entrou logo, pela direita. Eu e mais três caras ficamos à espera de um indivíduo loiro, que estava para sair do vagão, mas, estranhamente, parecia ser impedido pelas outras pessoas. Nesta fração de segundo silenciosa, em que apenas se ouvia resmungos do tal loiro atrapalhado, o cara ao meu lado pôs a mão na minha mochila/mala, como se me ajudasse a entrar no trem. Eu, com as duas mãos firmes na bagagem, nem tive tempo de pensar quando notei ele direcionar a mochila na mão de outro cara, que estava dentro do vagão. Foi tudo muito rápido e silencioso. Neste momento percebi o que ocorria.

Em meio a três caras, eu disse ao que segurava a mochila: “Pode deixar, obrigado”, e forcei passagem entre eles ao mesmo tempo em que a Patras, sem entender direito, mas assustada por não me ver, gritou meu nome. Ao mesmo tempo em que eu escapava da tentativa de golpe, o grito dela serviu para eles desistirem de vez.

Depois disso, o loiro, que apenas ciscava (ele não era impedido de sair do metro, só fazia cena pra desviar atenção alheia), saiu. Andamos uma estação olhando pros caras. Eles, em silêncio, viravam o rosto. Saíram correndo na outra estação.

Tudo silencioso, rápido e razoavelmente bem orquestrado. Três ou quatro deles formavam a pequena quadrilha. Foi bom ser desconfiado e acostumado à criminalidade. Não soltei a mala um segundo. Se tivesse soltado, não estaria aqui comigo. Bem que os amigos leitores do blog avisaram: cuidado no metro lisboeta.

A onda de assaltos e roubos cresce, assusta os portugueses e domina o noticiário. Eles nunca passaram por isso. A maioria dos criminosos é estrangeira, disse uma brasileira que mora em Coimbra. Países do leste europeu e o Brasil fornecem a maioria dos novos criminosos portugueses. Aliás, um mineiro estava numa quadrilha que tentou assaltar um banco e fez reféns em Lisboa há duas semanas. Foi metralhado pela polícia.

3 Comentarios:

Blogger db dijo...

boa! um a menos na lista!

2:19 p. m.  
Blogger FAFÁ dijo...

pois é as vezes a gente vacila pq tá fora do país e acha europa mil maravilhas, não é. pobreza e ladroagem tem em td que é canto. ainda bem q não te levaram nada

7:51 p. m.  
Blogger Camila dijo...

Tão detalhado que parece roteiro. Tenso

12:45 p. m.  

Publicar un comentario

Suscribirse a Comentarios de la entrada [Atom]

<< Página Principal