martes, julio 01, 2008

"Eu não bebo mais como eu bebia"

Acho que este blog é mais interessante quando simplesmente conta histórias para seus três leitores. Mas as mudanças na lei de trânsito com punições tão radicais para quem dirige após beber levantaram questões na minha vazia cabeça. Poderia até comemorar que arrumaram uma função social para os chatos que não bebem nada. Mas não consegui.

Concordo que os brasileiros são irresponsáveis e exageram na bebida antes de dirigir. Há acidentes graves, principalmente nas estradas. Mortes bestas ocorrem por pura irresponsabilidade de alguns. Mas quero destacar alguns pontos: a lei já punia quem ultrapassava o limite de uma lata de cerveja. Portanto, este limite já era baixo. Bastava fiscalizar direito. Eu nunca fui parado numa blitz. Nunca assoprei um bafômetro. Fiscalizassem direito, punissem a reincidência.

Ninguém toma um chope. As pessoas tomam três, quatro, cinco, seis... (eu e meus amigos bebemos 10, 12, mas não somos parâmetro). Quem toma três chopes em um happy hour e volta pra casa em seguida pode ter de pagar mais de 900 reais de multa. Pode até perder carro e carteira de habilitação. É assim que vamos resolver o problema?

Em tempo: eu dirijo há 11 anos e bebo há 15. NUNCA bati o carro após beber e nem alguém que bateu em mim parecia ter bebido antes. Temos problemas de trânsito? Sim. Muitas mortes? Sim. Então por que não mudam a lei - já alterada há 10 anos - e exigem que as pessoas que tiram habilitação APRENDAM a dirigir? Porque qualquer Zé da Esquina tira o documento e sai por aí fazendo barbaridade. Eles existem aos montes. Em todos os lugares. Só tem barbeiro no trânsito de São Paulo. E em outros lugares do Brasil é até pior. Por que não proíbem quem não enxerga direito de dirigir? E os velhinhos de 78 anos?

Por que estas pessoas conseguem habilitação? Porque o exame não é rigoroso, auto-escola não ensina ninguém a dirigir e ainda podem comprar a carteira no país da corrupção.

Por que não prendem os playboys que dirigem com 15, 16 anos? Por que não prendem os pais deles que dão/emprestam os carros? Ah, e quero ver se vai ter blitz todo fim de semana na Vila Olímpia pra pegar boy que passa a noite bebendo uísque ou vodca com energético.

Se a idéia é radicalizar, voltemos ao tempo da pedra em pleno século XXI. Sim, porque se é assim, ninguém mais trepa. Claro! Assim, ninguém pega Aids, gonorréia, sífilis... Ah, e acaba a gravidez indesejada também...Ou então costurem logo as mulheres. "Quanto você ganha?" "Um salário mínimo" "E sua mulher?" "É diarista." "Então costura, não pode ter filho." Ou coloquem um aviso sonoro com um detector de látex nas vaginas brasileiras: se um pênis sem preservativo se aproximar, ele dispara uma sirene ensurdecedora. E os dois pagam multa de 900 reais e vão presos. Onde já se viu tanta libertinagem?

Pra piorar ainda mais, os bares já acenam com a possibilidade de aumentar o preço das bebidas, já que menos gente vai beber. E as pessoas vão beber menos. Eles vão perder dinheiro. E não podem sair perdendo. Quer tomar um chope? Pague 10 reais por ele e pegue táxi na volta. (os táxis são baratos, né?) Sim, porque não temos transporte público decente à luz do dia, imagine de madrugada... Torre seu salário no bar, já que gosta de beber. Se beber cinco chopes: 50 reais + um lanche de 10, 15 reais... = 65 reais.... Mais uns 35 reais de táxi na volta (porque à noite é bandeira 2)... isso dá... 100 reais por uma mera saída.... Barato, né?

Aí eu pergunto: você sai do trabalho, toma quatro chopes com os amigos, come uma batata frita e volta pra casa. No caminho, é parado numa blitz. O policial te faz assoprar o bafômetro, que acusa porcentagem de álcool no seu sangue acima do limite permitido (claro, pois até bombom de licor e Listerine vão dar "positivo"). Multa de 900 reais. Mas aí o policial, que ganha um salário menor que o valor da multa, deixa nas entrelinhas que pode aliviar por 200 reais. Ele garante um quarto do salário em cinco minutos e você escapa do mal pior. O que você faz?

PS: "Eu não bebo mais como eu bebia" é música de Giancarlo Morelli, gravada pelo gênio Wander Wildner.

3 Comentarios:

Blogger db dijo...

fepeapá!
E tudo é desculpa para aumento. Restrição para caminhões, aumento no preço dos produtos! Restrição à bebida? Aumento nas bebidas! Restrição para medicamentos com tarja preta? Aumento!

4:52 p. m.  
Blogger FAFÁ dijo...

é mais fácil radicalizar. já que não temos condições de resolver o problema na raíz, com mais policiamento e incorruptível, mete-se uma lei destas onde todo mundo vira culpado e cada um que arrume o seu jeitinho para burlar ela.

8:20 a. m.  
Blogger Unknown dijo...

Apesar de achar o sétimo parágrafo (sim, vai ter que contar) meio exagerado (mas engraçado), apesard e sempre ser contra beber e dirigir, também acho a lei exagerada. Radicalizar nunca é a solução e sempre dá margem para erros maiores.

11:59 a. m.  

Publicar un comentario

Suscribirse a Comentarios de la entrada [Atom]

<< Página Principal